Anais do Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PELO PIBID SOBRE ORGANELAS CELULARES NO COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA

Albério Matos dos Santos, Simone dos Santos Barbosa, Gustavo Souza da Silva Cercundo, Matheus Saloes Freitas, Obertal da Silva Almeida

Resumo


O trabalho foi formulado para discorrer sobre as Organelas Celulares, que são
estruturas que em sua maioria apresenta membranas e desenvolvem diferentes
funções em meio intracelular. A sequência didática (SD) foi construída com o
objetivo de explicitar as funcionalidades e as características das organelas celulares
presentes em animais, vegetais e bactérias, sendo constituída por quatro etapas:
Etapa I – Exploração do conceito, Etapa II – Investigação do conceito, Etapa III –
Revisão de conteúdo e Etapa IV – Avaliação. A SD sobre as organelas celulares foi
planejada e executada pelos bolsistas de iniciação a docência (ID) do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) do subprojeto de biologia da
Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Itapetinga-BA juntamente com o professor supervisor em duas turmas (A e B) do 1º ano do Colégio Estadual
Alfredo Dutra, localizado no município de Itapetinga-BA. Ao final ratificou-se que a SD é uma ferramenta de planejamento de aula que proporciona maior aprendizado devido às etapas que devem ser seguidas, reavivando as informações anteriores. Notou-se que o objetivo foi alcançado, a partir do momento em que alguns alunos, durante a aplicação do jogo Batalha Celular (revisão) e acerto das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), conheciam características e funcionalidades das organelas, vistas nas aulas anteriores, bem como por meio da avaliação processual.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.