Anais do Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga, Vol. 1, No 1 (2017)

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SEQUENCIA DIDÁTICA ELABORADA PELO PIBID COMO ESTRATÉGIA PARA COMPREENSÃO DA TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO GÊNICA

Ana Maria dos Santos Peruna, Marcos Anjos de Moura, Agnelo de Jesus, Matheus Saloes Freitas, Obertal da Silva Almeida

Resumo


Este trabalho apresenta uma sequência didática (SD) elaborada e aplicada pelo professor supervisor com o auxílio dos bolsistas de Iniciação a Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto de Biologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga-BA nas turmas do 1° ano A e B do ensino médio do Colégio Estadual Alfredo Dutra, localizado no município de Itapetinga-BA. A SD foi aplicada em 9h/aula e para a sua realização foram utilizados Tablets ou computadores com internet, livros didáticos de biologia, quatro modelos didáticos da dupla hélice de DNA, bases nitrogenadas, DNA e RNAt e RNAm impressos, tesouras e cola. A aplicação desta SD teve como objetivo compreender o processo de transcrição e tradução gênica a partir do conhecimento das estruturas do núcleo celular e composição dos ácidos nucléicos. A SD foi executada em três etapas (ETAPA I – Exploração do conceito, ETAPA II – Investigação do Conceito e ETAPA III – Experimentação). Os discentes foram avaliados qualitativamente por meio da participação durante toda a execução da sequência didática e quantitativamente por meio de realização do relatório científico
e da tabela de transcrição e tradução a qual foi corrigida pelo professor supervisor. As atividades realizadas nesta SD mostraram-se eficientes e cumpriram o papel esperado, de forma que os educandos sentiram-se desafiados a participar mostrando-se motivados na execução das atividades desenvolvendo as bases para um aprendizado significativo.

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