Anais do Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELO PIBID SOBRE GAMETAS MASCULINOS HUMANOS NO COLÉGIO MODELO LUIS EDUARDO MAGALHÃES DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA

Eláyne Santos Pacheco, Nathália Rosa Santos, Regina Neres Oliveira, Nádia Amorim Pereira, Obertal da Silva Almeida

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar a prática sobre a espermatogênese realizada no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães situado na cidade de Itapetinga-BA, com auxilio dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), além de relatar sobre a importância dessas práticas nas salas de aula. Atividade prática foi realizada em 2 horas aula sendo dividida em quatro etapas. Na 1ª etapa a professora supervisora fez a apresentação da atividade prática explicando todos os procedimentos que seriam adotados e logo em seguida dividiu a sala em grupos para assim prosseguir com a realização da prática e cada grupo ficou sob a supervisão de cada bolsista de ID. A 2ª etapa os membros dos grupos fizeram a observação em dois microscópios ópticos, onde um contém a lente de zoom 10x e o outro com lente de zoom 40x. Após cada membro do grupo ter feito a observação, os grupos foram conduzidos à sala de aula com a companhia de um bolsista de ID. O material biológico utilizado nessa prática (espermatozoides) foi doado por um doador anônimo da escola, uma hora antes de começar a prática. Seguindo para 3ª etapa foi realizada a atividade avaliativa de acordo com observação e com os conteúdos abordados em aula a partir da arguição oral. Na 4ª etapa estando já em sala os bolsistas de ID entregaram a atividade para os grupos onde os mesmos respondiam. Ao término eles recolhiam e liberava os membros, entregando a atividade para o professor supervisor corrigir. Foi notório o
entusiasmo e curiosidade dos alunos, todos estavam bem participativos durante a aula e na correção da atividade avaliativa não obtemos os resultados, pois ficou por conta da professora supervisora. Contudo pode se concluir que aplicações dessas atividades na sala de aula são de extrema importância, pois foi perceptiva a motivação dos alunos ao participarem da atividade, além de promover uma maior facilidade na construção do conhecimento no processo ensino e aprendizagem.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.