Anais do Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O PIBID EM AÇÃO: Aprendendo ecologia por meio de uma sequencia didática

Gustavo Souza da Silva Cercundo, Albério Matos dos Santos, Simone dos Santos Barbosa, Matheus Saloes Freitas, Obertal da Silva Almeida

Resumo


O uso de sequências didáticas (SD) por professores é um recurso pedagógico importante e possibilita uma nova dinâmica no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o presente trabalho retrata a utilização de uma SD que teve o objetivo de possibilitar aos alunos a compreensão das relações ecológicas, bem como a transferência de energia nas cadeias alimentares e a renovação da matéria por meio do ciclo de alguns compostos. A SD aplicada pelos bolsistas de iniciação a docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) do subprojeto de biologia da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Itapetinga-BA juntamente com o professor supervisor em duas turmas (A e B) do 1º ano, do ensino médio, turno vespertino, do Colégio Estadual Alfredo Dutra, localizado no município de Itapetinga-BA. A SD foi divida em quatro aulas e para sua aplicação foram necessárias 8h/aula. No desenvolvimento da SD foram utilizadas diferentes metodologias e ferramentas como jogos e modelos didáticos, uso de vídeos, músicas, slides, tablets e livro didático. Pudemos perceber que o conjunto de atividades propostas na SD estimulou a maior parte dos alunos a interagir e participar, além de possibilitar uma abordagem dos conteúdos de forma mais dinâmica e divertida. Houve para cada conteúdo explanado uma atividade complementar, seja ela lúdica ou não, que proporcionasse uma maneira diferente de associar os conhecimentos prévios aos adquiridos ao longo da aplicação das atividades. Contudo, as realizações de algumas atividades mostraram-se não ser viáveis para aplicação unicamente do professor supervisor, sendo necessária aajuda dos bolsistas de ID para aplicação. Assim, desenvolver novas formas de mediar conhecimento e utilizar-se de diferentes ferramentas e metodologias é uma alternativa na busca de uma nova dinâmica no processo de ensino e aprendizagem, que possibilite aos estudantes novas vias de conhecimento.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.