Anais do Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga, Vol. 1, No 1 (2017)

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ABORDAGEM DO CONTEÚDO TEORIA DA EVOLUÇÃO UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DO PIBID

Ianara Trindade Damasceno, Monara Silva Guimarães, Silvia Souza Santos, Matheus Saloes Freitas, Obertal da Silva Almeida

Resumo


O objetivo desse trabalho é relatar uma atividade intitulada “SD de Evolução” desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Colégio Estadual Alfredo Dutra, na cidade de Itapetinga- Ba. A mesma foi planejada nos moldes de uma sequência didática (SD) e na 1ª etapa foi apresentada uma imagem de membros dianteiros de mamíferos de ambiente diferentes para introduzir o conceito de estruturas homólogas, em seguida os alunos foram instruídos a fazer pesquisas sobre as evidencias evolutivas e posteriormente socializar com os colegas. Na aula seguinte os alunos foram divididos em duplas e pesquisaram sobre os agentes que influenciam na evolução. Em seguida o professor fez uma explanação sobre as principais ideias evolutivas (Fixismo, Lamarquismo e Darwinismo), logo depois foi realizada uma atividade prática intitulada “Prática dos Bicos” que tinha como objetivo simular a seleção natural fazendo relação à observação dos tentilhões das Ilhas Galapagos feita por Darwin. Posteriormente os alunos assistiram há um vídeo chamado “DNA e Meio Ambiente” que faz relação entre evolução e biodiversidade. Em seguida foram expostos três textos aos
estudantes: “Melanismo Industrial, Os insetos e o DDT, e Os antibióticos e as bactérias”. Após a leitura de cada texto foi feita uma discussão sobre o conteúdo dos mesmos e relacionando-os com a evolução dos seres vivos. Ao final da atividade foi possível notar que os estudantes se envolveram durante toda a aplicação da SD, demonstrando assim que a mesma se apresentou interessante. Ao analisarmos os resultados pode-se concluir que a atividade ocorreu de forma satisfatória, visto que o objetivo proposto foi alcançado e os alunos compreenderam o conteúdo de maneira mais dinâmica, comprovando assim que a utilização de sequencias didáticas no âmbito do PIBID, ou não, podem se mostrar favoráveis no processo de ensino e aprendizagem.

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