Anais do Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga, Vol. 1, No 1 (2017)

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ABORDAGEM DA GENÉTICA MENDELIANA E SEUS PRINCÍPIOS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADA PELO PIBID

Marcos Anjos de Moura, Agnelo de Jesus, Ana Maria dos Santos Peruna, Matheus Saloes Freitas, Obertal da Silva Almeida

Resumo


O Programa Institucional de Iniciação á Docência (PIBID) desenvolve ações em diferentes cursos de licenciatura na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Itapetinga-BA, dentre as quais tem a de biologia que tem seu subprojeto intitulado: “Interface didático-pedagógica entre a Universidade e a Escola no contexto do ensino de Biologia”, cujo objetivo principal é criar condições para reflexão do futuro docente a partir das vivências no contexto escolar. Uma das escolas parceiras do subprojeto é o Colégio Estadual Alfredo Dutra e na perspectiva de buscar implementar práticas que melhor atendam ás necessidades enfrentadas pelo estudante, foi aplicada uma sequência didática (SD) que tem como objetivo retratar etapas que melhor se encaixam no processo de ensino e aprendizagem da genética mendeliana e seus princípios, associando á teoria com a prática. A SD foi elaborada abordando os princípios de genética mendeliana, a primeira e segunda lei de Mendel, os conceitos fundamentais usados para melhor entendimento do tema, os padrões de herança e tipagem sanguínea, os riscos dos casamentos consanguíneos e como o assunto é cobrado em vestibulares e Exame Nacional do
Ensino Médio (ENEM). A SD aplicada mostrou-se um ser uma estratégia didático-pedagógica interessante na perspectiva de auxiliar os professores na abordagem dos conteúdos de genética, tornando-os mais visível a sua aplicação e entendimento de forma que os alunos consigam na teoria aprender o processo, e na prática visualizar podendo disseminar e discorrer sobre os assuntos abordados nas SD. Ressalta-se também que todas as etapas da aplicação proporcionaram a todos os envolvidos, experiências ímpares no que diz não só ao aporte de conhecimentos entre bolsistas de ID, estudantes e professor supervisor como também melhor envolvimento entre todos que compõem o subprojeto de biologia.

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