Anais do Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

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FOLCLORE BRASILEIRO: A IDENTIDADE CULTURAL DO POVO

Luciana Santos do Nascimento, Paula Josefina Brito Pales, Taís Gama Costa, Lígia Brito Santos, Soenilson Santos Costa, Moana Ferreira dos Santos, Ennia Débora Braga Pires

Resumo


O trabalho relata uma das sequências didáticas desenvolvidas pela equipe do subprojeto de Pedagogia, Linha de Ação Anos Iniciais do Ensino Fundamental PIBID/UESB na escola parceira Centro Educacional Ismael Cruz Lima. A sequência didática foi proposta com o objetivo de que os alunos reconhecessem a importância e a riqueza cultural do folclore brasileiro. O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Nosso folclore riquíssimo oferece oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular no que diz respeito à nossa tradição oral e escrita, através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas, como as festas populares, o artesanato e a medicina popular, danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares, superstições. A metodologia utilizada no desenvolvimento da sequência baseou-se em atividades dinâmicas que valorizavam a leitura e a escrita, explorando os textos do nosso folclore com o propósito de desenvolver o gosto pela leitura; explorando a imaginação e o corpo através da leitura de histórias, músicas, brincadeiras, dramatizações e confecções de brinquedos a partir de materiais descartáveis. Considerando que toda forma de comunicação cristaliza-se em formas específicas de linguagem, utilizamo-nos de variados gêneros textuais para desenvolver a escrita, a leitura e a oralidade. O desenvolvimento da sequência didática proporcionou aos alunos o contato com o folclore brasileiro tornando-os conhecedores, criadores e/ou divulgadores da cultura popular, o contribui para o fortalecimento da memória cultural do povo brasileiro. O trabalho também favoreceu a prática da leitura, escrita e expressão oral, bem como o resgate e a vivência de tradições folclóricas de nossa cidade, região ou do Brasil. A equipe do PIBID/UESB, em parceria com a escola, tem contribuído de forma significativa na formação dos alunos. Os estudos e o planejamento prévio possibilitam o desenvolvimento de uma prática pedagógica envolvente e a utilização de estratégias que viabilizam a aprendizagem de forma significativa e divertida.

 

Palavras-Chave: Folclore. Práticas pedagógicas. Sequencia Didática.


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