Anais do Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

BALANÇA DE GARRAFA PET

Camila Messias Barbosa Santos, Vanusa Farias Ferreira, Alan Almeida Queiroz

Resumo


Resumo

O Programa PIBID permite ao licenciando uma grande experiência no ambiente escolar, além do contato com os alunos a discussão com respeito à prática docente fornece uma bagagem para a formação de um professor que pensa, questiona e planeja mudanças. A realidade escolar, principalmente a pública, tem sido alvo de críticas e precisa urgente de mudanças. De modo que as universidades precisam criar programas com propostas que auxiliem as escolas e promova o questionamento dos futuros licenciados. Neste sentido o subprojeto de física do PIBID da UESB, campus Itapetinga, vem com o objetivo de propor experimentos de baixo custo para o ensino de Física no Ensino Médio. Em específico, este trabalho é um relato de uma proposta experimental da construção de uma balança utilizando garrafa pet para trabalhar com alunos do primeiro ano do ensino médio, no qual são introduzidos os conceitos de Sistema de Medidas e Notação Científica. Para isso utilizamos duas garrafas pets de diferentes volumes, uma fica responsável por armazenar a água e a outra, vazia, funciona como êmbolo. Quando um objeto é colocado sobre o êmbolo como resposta verifica-se o deslocamento da água, assim para conhecer os valores das massas, basta graduar a garrafa maior utilizando massas conhecidas.  Escolhemos fazer marcações de 10 em 10 cm o que equivale  nas medições de 100 em 100 gramas. Deste modo, é possível conhecer o valor das massas desconhecidas de forma simples.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Física, Sistema de Medida, Balança de Garrafa PET

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.