Anais do Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TRABALHO MECÂNICO: Impulsionando a aprendizagem científica

Camila Messias Barbosa Santos, Rosiane Alves Barreto, Rosiane Alves Barreto, Rosiane Alves Barreto, Alan Almeida Queiroz, Rosiane Alves Barreto, Alan Almeida Queiroz, Alan Almeida Queiroz, Alan Almeida Queiroz

Resumo


É de conhecimento a grande dificuldade dos alunos em aprender os assuntos abordados na disciplina Física no Ensino Médio. São várias as justificativas para esta realidade, de modo que urge a necessidade de propor mudanças no ensino de ciências, principalmente na rede pública de ensino. Deste modo pretende-se neste trabalho abordar a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) referente à prática experimental no Ensino de Física a partir de equipamentos de baixo custo, realizada pelo subprojeto de Física, Curso de Licenciatura em Física na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus de Itapetinga. Este trabalho tem por objetivo abordar o Trabalho Mecânico, assunto trabalhado nas turmas de segundo ano do ensino médio. Para isto, montamos um experimento no qual massas conhecidas deslocavam-se a partir de um impulso gerado por elásticos tensionados. Neste, os alunos são estimulados a fazerem uma relação entre a força aplicada e o deslocamento a partir de conhecimentos prévios já abordados no primeiro ano do ensino médio. Para obter a aprendizagem a partir do experimento montamos roteiros numa perspectiva construtivista que permita uma aprendizagem dinâmica. Além dos novos conceitos buscamos retomar conhecimentos já adquiridos tendo por objetivo: compreender a relação da cinemática e o trabalho realizado; observar o deslocamento do projétil e da tábua identificando a direção de ambos; identificar se força tem a mesma direção do movimento; observar o que ocorre com o deslocamento da tábua e o trabalho realizado após a mudança de massas, assim como trabalhar Unidades de Medidas.

 

Palavras-chave: Trabalho Mecânico, Ensino de Física, Experimentação.

 

 


Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.