Anais do Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

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O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE

Elson de Souza Lemos, Anne Rocha da Silva, Michelle Oliveira Guerra, Maria Audileide Bezerra Maciel

Resumo


Este relato de experiência visa apresentar o trabalho da linha de ação EJA do Subprojeto Interdisciplinar do PIBID da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em salas de aula do Ginásio Agroindustrial de Itapetinga (GAI) no ano 2016. O PIBID tem contribuído para elevação da qualidade da educação básica e permitido o trânsito de saberes entre universidade e escola. No que diz respeito ao papel do supervisor junto ao programa, observa-se que contribuem com a formação docente sob a perspectiva da profissionalização. O programa goza de uma visão positiva na comunidade escolar, onde houve-se afirmar que todos ganham com o PIBID. A escola, com a melhoria da qualidade do ensino, pois propõe-se a mudanças em seu cotidiano, os alunos da EJA, com práticas pedagógicas com sentido e significado diferenciadas das já conhecidas cotidianamente. A supervisão pela oportunidade de formação continuada refletindo sobre a teoria e a prática no interior da escola. O corpo docente ganha com as reflexões em sua prática e no seu compromisso com a formação dos futuros profissionais que têm a oportunidade de estar diretamente em sala de aula. Para Freire (1991) ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. As pessoas se fazem educadoras, as pessoas se formam como educador e isto se dá mediatizado  permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática. Os docentes em formação que participam deste programa têm a oportunidade de refletir sobre a prática, participar de planejamentos de aula, trabalhos pedagógicos em grupo e conhecer a realidade da escola pública, especialmente da EJA o que contribuirá para a formação acadêmica, social e humana.

Palavra-chave: Teoria/Prática. Formação de Professor. PIBID.


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