Anais do Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

RELATO DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA DA REDE PUBLICA NA CIDADE DE ITAPETINGA, BA

Elson de Souza Lemos, Michelle Oliveira Guerra, Anne Rocha da Silva, Heloisa Helena de Araujo

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) /UESB, oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas contribuindo para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria de qualidade da educação. Todo processo de experiência em 2016 deu-se através de reuniões uma vez por semana na (UESB) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e outro dia no Colégio Agro Industrial de Itapetinga com os alunos das turmas equivalentes a 7°/8° series, onde fizemos intervenções nas aulas de português. As primeiras intervenções tiveram como temática a epidemia de Dengue, Zica e Chikungunya. Tivemos como temática também a pontuação e em seguida a Literatura de Cordel que é poesia popular impressa e divulgada em folhetos ilustrados. O tema Trabalho foi apresentado por meio do filme “Que horas ela volta?” Uma roda de conversa, trouxe histórias de vida e superação dos ganhadores de medalha nas Olimpíadas Rio 2016. Sobre gêneros textuais fizemos um estudo sobre fábulas. A questão ambiental abordou a seguinte provocação: “O mundo que temos e mundo que queremos”.  Todas as atividades foram realizadas de forma interdisciplinar, trabalhando as dificuldades dos alunos, e atualidades, provocando discussões, etc. Concluímos dizendo que, o Pibid tem contribuído de forma satisfatória para nossa vida acadêmica, a dos alunos do EJA, pois a cada dia temos uma experiência nova, a troca de aprendizagem é simultânea e constante, fica claro o quanto o Pibid vem sendo de fundamental importância para a formação de professores.

Palavra-chave: Formação Docente. Prática Pedagógica. PIBID/EJA.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.