Anais do Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga, Vol. 1, No 1 (2017)

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A HORTA SUSPENSA COM RESIDUOS SOLIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL/SUSTENTAVEL COMO RECURSO DE ENSINO/APRENDIZADO NA ESCOLA DO CAMPO MUNICIPAL TEXANA EM ITAPETINGA-BA

Daelcio Mendonça, Claudia Tavares, Maria Aparecida De Oliveira, Maria Senhora Lacerda de Brito

Resumo


O presente trabalho relata a construção de uma horta suspensa que ocorreu na Escola Municipal do campo Texana que serviu de embasamento das teorias trabalhadas ao longo do ano letivo, tratando assim do resultado da prática vivenciada pelos alunos em seu cotidiano, proporcionando a reflexão sobre educação e desenvolvimento sustentável. O objetivo foi proporcionar momentos de aprendizagem e sensibilização coletiva de consciência sócio/ambiental. Essa atividade se deu em etapas e foi importante no crescimento intelectual dos alunos no conhecimento sobre alimentos saudáveis também no preparo e qualidade da merenda. Logo se buscou através desta ação que foi a construção da horta, transmitir os conceitos de sustentabilidade e reciclagem. Todos os agentes envolvidos (alunos, professores e bolsistas do PIBID) trabalharam no manejo e reutilização de resíduos sólidos, favorável à redução da degradação do solo, ao mesmo tempo em que possibilitou o reaproveitamento das garrafas PET e canos de PVC na maioria das vezes despojados na natureza e de difícil absorção. Portanto a horta por ser um assunto rico em informações permitiu aos alunos vivenciarem um laboratório vivo e livre em acessibilidade desenvolvendo estímulos para a construção de outros espaços sustentáveis, com isso a construção de possibilidades de novas idéias desenvolveu o senso de exploração, criatividade, participação e a interação social. Para isso a educação ambiental/sustentável requer planejamento, pesquisa, comprometimento sobre o meio em que vivemos além de promover a formação de educandos mais conscientes de sua responsabilidade ambiental. Em destaque o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência-PIBID e a contribuição do Programa de Serviço Nacional de aprendizagem Rural (SENAR), proporcionou a todos os bolsistas, muitos conhecimentos, colocando-os a par do que é o “ensinar e o aprender”, mas o processo de aprendizado é sempre continuo e inovador.

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