Anais do Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia - ISSN 2358-5293, 2016: V SIMPÓSIO CIDADES MÉDIAS E PEQUENAS DA BAHIA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A DINÂMICA POPULACIONAL E SUAS CAUSAS EM PEQUENAS CIDADES DO NORTE DO ESTADO DE GOIÁS: UMA ANÁLISE DE SANTA TEREZINHA DE GOIÁS (GO) DE (1991 A 2010)

Karla Lopes Rosa

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo a análise da dinâmica populacional nas pequenas cidades do Norte do Estado de Goiás. Este objetivo partiu da percepção da importância que as pequenas cidades vêm tomando cada vez mais no contexto das redes urbanas, e da necessidade de estudos e pesquisadores voltados para este tema. Para isso, faz-se necessário conceituar pequenas cidades analisando os critérios utilizados para esta conceitualização relacionando a dinâmica populacional e aos fatores que levam a sua ocorrência. Além disso, foi utilizado como metodologia para a concretização desta pesquisa a realização da entrevista com moradores da cidade de Santa Terezinha de Goiás utilizada como foco de análise e leituras bibliográficas sobre pequenas cidades para melhor sustentação para esta pesquisa. A partir das informações coletadas com a população residente os dados foram analisados a fim de evidenciar as causas da dinâmica populacional nas pequenas cidades, comparando-os a história, lutas e evoluções econômicas e políticas. Com a finalização desta pesquisa, considera-se que o período de extração mineral afetou de forma significativa na dinâmica populacional do município, porém nos últimos anos novos motivos têm contribuído para esta dinâmica.

Texto Completo: PDF

ISSN online: 2358-5293

ISSN cd rom: 2176-5162

 

Periódico vinculado à Rede de Pesquisas Cidades Médias e Pequenas da Bahia (Rede CMP)