Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, Ano 14, nº 24, jul/dez 2017 (publicação: 28/03/2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Influenciadoras digitais e seu papel no mercado de Vitória da Conquista, Bahia

Julie Anne Costa Santos de Lima, Almiralva Ferraz Gomes, Marcelo Santos Amaral

Resumo


Nos dias atuais, com o poder das redes sociais, surge uma atividade empreendedora em que pessoas são capazes de formar opinião e auxiliar organizações, tanto na captação de clientes quanto no respeito aos seus desejos e necessidades. Embora recente, a atividade desempenhada por influenciadores digitais ganha expressividade no mercado conquistense. O objetivo do presente trabalho é, portanto, analisar o papel de influenciadores digitais em Vitória da Conquista, Bahia. A metodologia utilizada neste estudo é descritivo-exploratória e de natureza teórico-empírica. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado entre dezesseis blogueiras. Adotando o critério de acessibilidade, realizaram-se entrevistas com roteiro semiestruturado com cinco influenciadoras. Os dados receberam tratamento qualiquantitativo. Conforme evidenciam os resultados, as formadoras de opinião viabilizam um melhor relacionamento da organização com o seu público-alvo, além de facilitar a coleta de informações sobre os desejos e necessidades do potencial consumidor. Ademais, segundo as entrevistas e a apuração dos dados, as empresas aumentam a sua receita e ganham maior visibilidade.

Texto Completo: PDF


 

Este periódico esta indexado nos seguintes repositórios:

Latindex     Sumários     Sumários        width=




                    ISSN (impresso): 1808-3102        ISSN (on-line): 2358-1212
                                           

                                                   Licença Creative Commons

 


                            UESB                                              Edições Uesb                                         IBICT