Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, Ano 14, nº 24, jul/dez 2017 (publicação: 28/03/2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A política monetária brasileira por meio do canal de empréstimos bancários: uma análise do comportamento do spread entre 2002 e 2014.

Leonardo de Castro, Felipe Santos Tostes

Resumo


Este trabalho está relacionado à literatura sobre a condução da política monetária e à análise do funcionamento do canal de empréstimos bancários em economias emergentes. A economia do Brasil foi escolhida por ser esse um país onde, segundo Oreiro et al. (2006), um elevado spread bancário desestimula a tomada de crédito pelos investidores, possibilitando um menor ritmo de crescimento econômico. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar a trajetória do spread bancário entre os anos de 2002 e 2014 e identificar a forma na qual a condução da política macroeconômica, adotada pela autoridade monetária no período em questão, influenciou o seu comportamento. Para alcançar o objetivo principal, identificou-se a variável macroeconômica mais relevante, do ponto de vista econométrico, para a explicação do comportamento do spread bancário nesse mesmo período. Pode-se observar que, ao longo do período em análise, a variável spread apresentou uma tendência descendente acompanhada de oscilações causadas por choques. Ele foi caracterizado por momentos de picos associados à instabilidade do cenário econômico,
tais como os anos que marcaram o início do primeiro governo Lula e a crise financeira de 2007. Também entre as variáveis explicativas analisadas, percebeu-se que, com exceção da taxa de inflação e do compulsório, o índice de atividade industrial e a Selic se comportaram de acordo com o que preconiza a literatura a respeito do assunto.

Texto Completo: PDF


 

Este periódico esta indexado nos seguintes repositórios:

Latindex     Sumários     Sumários        width=




                    ISSN (impresso): 1808-3102        ISSN (on-line): 2358-1212
                                           

                                                   Licença Creative Commons

 


                            UESB                                              Edições Uesb                                         IBICT