Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, Ano 15, nº 25, jan/jul 2018 (publicação: 07/06/2018)

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O marketing no ciberespaço: a ação de digital influencers no incentivo ao consumo de produtos e serviços por meio do merchandising no Instagram

Afonso Ribas Moreira, Victória Lôbo, José Luís Caetano da Silva

Resumo


Este artigo pretende analisar de que maneira acontece o merchandising nas redes sociais por meio
da ação de digital influencers. O objeto de estudo é o Instagram e, principalmente, a sua nova ferramenta: os
Insta Stories. Supõe-se que os atores sociais possuem um grande poder de influência e utilizam o aplicativo
para publicizar marcas. Para a análise, serviram de exemplos publicações em perfis de artistas com um
número expressivo de seguidores. Fez-se uma reflexão sobre ciberespaço e esfera pública, redes sociais e
merchandising com o propósito de identificar as estratégias utilizadas pelos influencers em questão para formar
opinião sobre determinadas marcas e, sobretudo, incentivar o consumo de produtos. Foi possível perceber
que as pessoas famosas, principalmente as do meio artístico, além de praticar a autopromoção, atuam
também na condição de digital influencers, promovendo marcas, ora de maneira sutil, ora mais evidente. As
estratégias de merchandising baseiam-se na inter-relação das ferramentas da rede social e no carisma
associado à imagem do influenciador.

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