COLÓQUIO BAIANO TEMPOS, ESPAÇOS E REPRESENTAÇÕES: ABORDAGENS GEOGRÁFICAS E HISTÓRICAS --- ISSN 2359-1218, Vol. 1, No 1 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE DA REGIONALIZAÇÃO IMPLANTADA PELA ESTRUTURA GOVERNAMENTAL NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL

Blatt Nadir

Resumo


Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada no Programa de Doutorado em Geografia, Planificação Territorial e Gestão Ambiental da Universidade de Barcelona - Espanha. Tem como objetivo geral investigar os critérios que levaram o Governo do Estado da Bahia a definir no Planejamento Territorial, 27 Territórios de Identidade, neles inseridos os 417 municípios, utilizando-os como elementos constitutivos na formulação de políticas públicas e na perspectiva do desenvolvimento. Conceituados como “unidades de planejamento e constituídos a partir das especificidades dos arranjos sociais e locais de cada região, como instrumentos territoriais na implementação de políticas públicas de enfrentamento das desigualdades”. Objetiva ainda investigar os municípios do Território de Vitória da Conquista (TRVC), através de indicadores socioeconômicos denominados indicadores do desenvolvimento, evidenciando-se repercussões econômicas, sociais e geográficas. Do resultado, investigar se este justifica-se pelos investimentos e ações implementadas pelo governo através de políticas públicas, essenciais na promoção do desenvolvimento local e regional.Palavras - chave: Desenvolvimento, Regionalização,. Territórios de identidade.

Texto Completo: PDF