COLÓQUIO BAIANO TEMPOS, ESPAÇOS E REPRESENTAÇÕES: ABORDAGENS GEOGRÁFICAS E HISTÓRICAS --- ISSN 2359-1218, Vol. 1, No 1 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A URBANIZAÇÃO EM ÁREAS TIPICAMENTE RURAIS: IMPACTOS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA- O CASO DO BAIRRO LAGOA DAS FLORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BA.

Taís Pires Silva, Flavia Amaral Rocha, Edvaldo Oliveira

Resumo


Este artigo traz uma análise sobre o processo de urbanização e os impactos causados pela transformação enfatizando o papel do planejamento urbano adotado em áreas tipicamente rurais em áreas urbanas. No plano empírico traz o estudo de caso do Bairro de Lagoa das Flores, localizado em Vitória da Conquista– BA, formado por produtores que cultivam hortaliças e flores e convertido em área urbana. O trabalho se fundamentou em pesquisas de campo com a realização de entrevistas aos produtores, ao presidente da Associação de Pequenos Agricultores e levantamento de dados no IBGE. O referencial teórico baseou-se em, Carlos (2004), Ferraz (2001) entre outros. Os resultados preliminares mostram que o fato dessa comunidade ser transformada em área urbana por força da lei municipal traz dificuldades para o desenvolvimento da atividade agrícola, bem como no acesso às linhas de financiamento do PRONAF.Palavras chave: Urbanização, Planejamento urbano, Rural-urbana.

Texto Completo: PDF