COLÓQUIO BAIANO TEMPOS, ESPAÇOS E REPRESENTAÇÕES: ABORDAGENS GEOGRÁFICAS E HISTÓRICAS --- ISSN 2359-1218, Vol. 1, No 1 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS E PRÁTICAS VINCULADOS À INTERAÇÃO ESPACIAL ENTRE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA E REGIÃO

Cláudia Anastácio Coelho Cruz

Resumo


O trabalho tem por objetivo analisar a relação entre as lógicas de interação espacial em Vitória da Conquista-BA e região, os discursos sobre região e regionalização e suas repercussões no espaço no qual a cidade tem se destacado como articuladora nos processos econômicos, políticos e culturais. As diferentes concepções de região e regionalização, na explicação dos processos de diferenciação espacial, de particularidades/especificidades na produção do espaço pela sociedade, representam discursividades em disputa sobre a questão regional. As diferentes regionalizações do espaço regional, no qual Vitória da Conquista está inserida, expressam a forma como os discursos se materializam no espaço, pois essas regionalizações influenciam nas decisões sobre investimentos públicos e privados, com repercussões para os sujeitos sociais que vivem nesse espaço.Palavras-chave: Discurso, Interação espacial, Região.

Texto Completo: PDF