COLÓQUIO BAIANO TEMPOS, ESPAÇOS E REPRESENTAÇÕES: ABORDAGENS GEOGRÁFICAS E HISTÓRICAS --- ISSN 2359-1218, Vol. 1, No 1 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ESPAÇO, TERRITÓRIO, REGIÃO – PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS.

José D’Assunção Barros

Resumo


Inicialmente, gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui para abordar esse tema, em um congresso partilhado por historiadores e geógrafos. Espaço, Território e Região são conceitos fundamentais para a História, e obviamente também para a Geografia. Do ponto de vista da História, aliás, cada um desses três conceitos nos remete a diálogos interdisciplinares particularmente importantes com a Geografia, embora não apenas com esse campo de saber, e é por isso que a interdisciplinaridade entre História e Geografia também será um dos temas discutidos no decurso de toda esta palestra.

Entre os três conceitos, certamente o de “espaço” é o mais abrangente. Os outros dois – território e região – oferecem na verdade possibilidades de pensar o espaço de uma certa maneira. Conforme logo veremos, o conceito de “território” corresponde ao gesto de fazer com que a noção de espaço seja explicitamente atravessada pela instância política, aqui entendendo o político no sentido mais abrangente, que remonta aos múltiplos sentidos que a palavra “poder” pode apresentar, inclusive os micropoderes que perpassam de todas as formas a vida cotidiana e as relações sociais de toda espécie. Já o conceito de “região” envolve a possibilidade e a motivação de recortar o “espaço”, de delimitar neste último um campo de observação de acordo com determinados critérios. Vejamos cada um destes casos, ao mesmo tempo em que discutimos a noção de espaço no seu âmbito mais geral.


Texto Completo: PDF