Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Filosofando: Revista Eletrônica de Filosofia da UESB?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

 

Caro autor, antes de submeter o arquivo contendo o artigo a ser avaliado, solicita-se que realize as seguintes ações:

Leiam atentamente as partes relevantes do documento em questão, e verifique se seu artigo está enquadrado no escopo da Revista Filosofando bem como se o mesmo atende aos seguintes quesitos e normas.

Não é permitida a publicação de artigos do mesmo autor no mesmo número ou em números seguidos. Portanto, após publicar na Revista Filosofando, o autor (a) deverá aguardar uma edição (1 quadrimestre) para enviar outro artigo ou resenha de sua autoria.

 

Os trabalhos podem ser encaminhados pelo próprio site da Revista (http://periodicos.uesb.br/index.php/filosofando/about/submissions#onlineSubmissions). O (s) autor (s) precisa (m) se cadastrar e seguir os passos do portal. Outra forma de submissão das propostas é enviar os arquivos para o e-mail da revista (revistafilosofando.uesb@gmail.com), informando, no campo assunto da mensagem, o título do trabalho e, no corpo do e-mail, um pequeno texto explicativo sobre a proposta enviada. Quaisquer outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail da revista.

 

Os artigos devem ser encaminhados em arquivo WORD (DOC ou DOCX) e devem conter entre 25.000 (mínimo) a 40.000 caracteres (máximo), incluindo letras, espaçamentos, notas de rodapé, símbolos, etc.. O texto deve ser formatado em folha tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margem superior 3,0 cm e inferior 2,0 cm e com margens direita 2,0 cm e esquerda de 3,0 cm. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12 pt e o espaçamento 1,5 entre linhas; adentramento (récuo) de parágrafo 1,5cm; o corpo do texto deve ser justificado; com espaço duplo entre partes e entre textos e exemplos, citações, tabelas, ilustrações, etc..

 

O título deve ser centralizado, em maiúsculas com negrito, no alto da primeira página. Indique a entidade financiadora da pesquisa, se for o caso, como primeira chamada de rodapé e o nome do projeto de pesquisa ao qual está vinculado o trabalho e respectivo coordenador e outras informações que o autor achar relevante.

 

O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, deve(m) ser alinhado(s) duas linhas abaixo do título. Abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), deve constar a titulação e o curso e o nome por extenso da instituição e sigla a que se encontram vinculados e endereços eletrônicos. No máximo até dois autores por trabalho. Os autores serão notificados da aceitação ou não de seus artigos. Os artigos devem expressar a opinião de seus autores. É permitida a reprodução parcial dos artigos desde que citada a fonte.

 

O resumo deve ser escrito duas linhas abaixo do nome dos autores, contendo entre 400 (mínimo) e 600 (máximo) caracteres, incluindo letras, espaçamentos, notas de rodapé, símbolos, etc., seguido de até 4 palavras-chave.

 

Abstract ou Resumen ou Résumé deve ser escritos duas linhas abaixo do Resumo, contendo no mínimo 400 e no máximo 600 caracteres, incluindo letras, espaçamentos, notas de rodapé, símbolos, etc., seguido de até 4 Keywords ou Palabras clave ou Mots-Clefs, respectivamente. A escolha da língua estrangeira para a tradução do resumo fica a critério de cada autor.

 

Títulos de seções devem ser em maiúsculas, negritos e alinhados à esquerda sem adentramento de parágrafos.

 

Notas de rodapé devem ser colocadas ao final de cada página.

 

Citação no texto (exemplos):

O nome do autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome (em caixa alta ou versalete), separado por vírgula da data de publicação: (FRANCO, 2005).

Quando for necessário especificar páginas, estas deverão seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p.: (FRANCO, 2005, p. 34).

Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses, exemplo: Franco (2005) assinala...

As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (LE BLANC, 2003a) (LE BLANC, 2003b).

Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (MOREIRA; FERREIRA; SILVA, 1999), e quando tiver mais, indica-se o primeiro seguido de et al (BRITO et al, 2001).

 

REFERÊNCIAS (duas linhas abaixo do texto). Devem ser apresentadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e seguir as normas vigentes da ABNT. Ver exemplos abaixo:

 

Livros:

KIERKEGAARD, S. A. Ponto de vista explicativo da minha obra como escritor. Lisboa: Edições 70, 1986.

 

AUROUX, S. A Filosofia da Linguagem. Campinas: Editora Pontes, 1992.

 

Capítulos de livros:

WITTGENSTEIN, L. Conferência sobre ética. In: DALL'AGNOL, D. Ética e Linguagem. 3ª edição. Florianópolis/São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005.

Dissertações e teses:

 

PAULA, M. G. Subjetividade e objetividade no debate entre socratismo e cristianismo em Kierkegaard: uma análise a partir do Post-Scriptum. 202 p. [Dissertação de Mestrado em Filosofia]. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, 2002.

 

PAULA, M. G. A critica de Kierkegaard a cristandade : o individuo e a comunidade. 169 p. [Tese de Doutorado em Filosofia]. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, 2005.

 

Artigos e periódicos:

PIRES, V. L. WERNER, K. C. A dêixis na teoria da enunciação de Benveniste. Revista Letras, Santa Maria, n. 33, p. 145-160, 2006.

 

Trabalho de congresso ou similar (publicado):

MOURÃO, A. J. Leitura e leitores. In: 50 Seminário do GEL, 1, 1990. Anais do 50 Seminário do GEL. São Paulo: FFLCH/USP, 1997, p. 114-118.

 

 

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESENHAS

 


As resenhas devem ser encaminhadas em arquivo WORD (DOC ou DOCX) e devem conter entre 4.000 (mínimo) e 10.000 caracteres (máximo), incluindo letras, espaçamentos, notas de rodapé, símbolos, etc.. O texto deve ser formatado em folha tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margem superior 3,0 cm e inferior 2,0 cm e com margens direita 2,0 cm e esquerda de 3,0 cm. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12 pt e o espaçamento 1,5 entre linhas; adentramento (récuo) de parágrafo 1,5cm; o corpo do texto deve ser justificado; com espaço duplo entre partes e entre textos e exemplos, citações, tabelas, ilustrações, etc..

 

 

No alto da primeira página deve conter a referência do artigo, livro, filme, etc, que se está resenhando, conforme as normas da ABNT.


O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, deve(m) ser alinhado(s) duas linhas abaixo da referência. Abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), deve constar a titulação e o curso e o nome por extenso da instituição e sigla a que se encontram vinculados e endereços eletrônicos. No máximo até dois autores por trabalho. As resenhas devem expressar a opinião de seus autores.

 

IMPORTANTE:

1.    Descreva no item Indexação da Submissão: tipo, método, processo ou enfoque dado ao material apresentado para submissão. Por exemplo, Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa Empírica de Campo; Revisão de Literatura; Pesquisa Histórica etc.

 

 

2.    Como o processo de Avaliação é realizado por meio do Pares Cega, a identificação de autoria dos trabalhos será removida do arquivo que será fornecido aos Pareceristas, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário..

  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  7. Como parte do processo de submissão, autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todos os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

    • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

    • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)

    • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

    • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

    • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    • É obrigatório que cada um dos autores (as) de artigos e/ou resenhas esteja devidamente cadastrada na PLATAFORMA LATTES, que divulgue o endereço de seu CV-Lattes, e que após a publicação do seu artigo na Revista Filosofando, também cadastre o seu artigo na Plataforma supramencionada.

 

Declaração de Direito Autoral

A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores e informando-os sobre eventuais modificações. As provas finais serão enviadas aos autores para realizar as correções. Os autores dos trabalhos publicados continuam mantendo seus direitos sobre seus trabalhos, em contrapartida, a Revista se outorga o direito de lançar o trabalho publicado em bases de dados de Acesso Livre. A responsabilidade sobre as informações e conteúdo contigo nos artigos é do proponente.

 

Política de Privacidade

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


Periodicidade Semestral

 


Periódico indexado em:

Latindex  Latindex