fólio - Revista de Letras, Vol. 4, No 1 (2012)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O LIVRO DIDÁTICO COM GÊNERO DISCURSIVO: UM “INTERVALO” PARA ANÁLISE DO PROJETO LITERÁRIO

Aparecida de Fátima Brasileiro Teixeira, Ester Maria de Figueiredo Souza

Resumo


Os livros didáticos do ensino médio perpassam pelo processo de produção, circulação e recepção de enunciados de uma língua. Esse material didático, como um gênero discursivo, traz no seu interior uma heterogeneidade de textos e de propostas de atividades didáticas que orientam o trabalho docente. Dentre eles, o que interessa, nessa pesquisa, é a forma como o letramento literário se esboça nesse impresso. A pesquisa centra-se na proposta com projetos didáticos, contida em ‘Português: linguagens’, Cereja e Magalhães (2010), no capítulo nomeado “intervalo”. Com isso, essa investigação teórica basear-se-á em Bakhtin (1997), Bunzen (2005), Cosson (2011) Batista (1999). A metodologia da pesquisa se organiza em uma abordagem discursiva e interpretativa dos enunciados no livro didático. A dialogia prevista entre o aspecto estético e os efeitos causados nos diferentes leitores indica que não se configura a formação literária em uma perspectiva de compreensão responsiva do leitor.

PALAVRAS-CHAVE: Gênero do discurso, livro didático, letramento literário.


Texto Completo: PDF

 

 

 

Periódico indexado em:

Latindex   Directory of Open Access Journals   Sumários   Home    width=    ulrich's   rcaap_logo    rcaap_logo   Elektronische Zeitschriftenbibliothek   rcaap_logo   rcaap_logo    rcaap_logo   rcaap_logo   rcaap_logo    rcaap_logo    rcaap_logo         rcaap_logo     Directory of Research Journals Indexin   Home   home   Base   Home   Home

 

 

ISSN: 2176-4182                      revistafolio@gmail.com                      Qualis B1


  ppgcel                                      UESB                                              Edições Uesb                                         IBICT