fólio - Revista de Letras, Vol. 2, No 1 (2010)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ARGUMENTAÇÃO PARA AS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Fernanda Raquel Oliveira Lima, Raquel Martins Melo Pinheiro

Resumo


O presente artigo visa a apresentar, à luz do quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, uma proposta de trabalho com gêneros do agrupamento do argumentar para as séries iniciais do ensino fundamental, fornecendo ao professor orientações e reflexões no formato de “sequência didática”. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso das produções orais e escritas de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Juiz de Fora, MG. As produções iniciais dos discentes reforçam a importância de se começar o aprendizado dos gêneros do agrupamento do argumentar desde cedo, para que as crianças possam desenvolver todas as complexas habilidades relativas a este tipo textual, e, assim, garantir um aprendizado que busque a consistente inserção dos alunos nas práticas das atividades comunicativas.

 

PALAVRAS-CHAVES: Gêneros do argumentar; Interacionismo sociodiscursivo; Sequência didática; Séries iniciais do Ensino Fundamental.


Texto Completo: PDF

 

 

 

 

 

 

Periódico indexado em: 

Latindex   Directory of Open Access Journals   Sumários   Home    width=    ulrich's   rcaap_logo    rcaap_logo



ISSN: 2176-4182     revistafolio@gmail.com


        http://2.bp.blogspot.com/_npRQnVPQTPs/SwiSyGOLrGI/AAAAAAAAAQ8/E1Oi9rqbN0E/s400/ibict.jpg     Edições UESB