fólio - Revista de Letras, Vol. 7, No 2 (2015)

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SABER DECLARATIVO EM LEITURA E SUAS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DESCRITIVO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA

Liane Batistela Kist, Marcos Gustavo Richter

Resumo


O presente estudo objetiva observar como um professor de língua materna revela seu saber declarativo  em leitura. Justifica-se essa investigação, tomando-se como pressuposto a importância do saber declarativo para o profissional que trabalha com o ensino da linguagem, em especial com o ensino de leitura. Entendendo-se que o ensino de leitura requer ações explicitamente dirigidas (SOLÉ, 1998) e compreendendo-se a importância da profissionalização docente para o exercício dessas ações (RICHTER, 2011),  realizou-se uma atividade de leitura com um professor de língua materna. A atividade aconteceu em quatro etapas, gerando na terceira etapa, um relato descritivo, o qual permitiu identificar os conhecimentos prévios e compartilhados sobre leitura do professor, neste caso, a referência a fatores de coerência textual. Os resultados apontaram um saber declarativo relativo, o qual, entre outros aspectos, revela uma formação profissional de certa forma rasteira, tendo em vista se tratar de um professor habilitado  em sistemas de formação docente para o exercício de um atividade específica como o ensino de leitura.


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