fólio - Revista de Letras, Vol. 8, No 2 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONTRIBUIÇÕES DE CECÍLIA MEIRELES E MONTEIRO LOBATO PARA AS ATIVIDADES DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

José Aroldo Silva

Resumo


As atividades com leitura têm sido objeto de muitas discussões no mundo acadêmico, suscitando discussões e pesquisas, com a preocupação de analisar a importância dessas atividades para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e para o desenvolvimento da criança como um todo, respeitando os aspectos cognitivos, afetivos, emocionais, psicológicos que influenciam a criatividade de cada um. É importante salientar que as atividades de leitura devem se valer de da diversidade de material existente nos mais variados gêneros textuais e, dentre estes, pode-se destacar a riqueza da literatura infantil, que tem no Brasil muitos escritores que se dedicaram a essa modalidade de literatura, produzindo boas obras que podem ser utilizados como material didático-pedagógico para o ensino da leitura. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar as contribuições da obra de Cecília Meireles e Monteiro Lobato para as atividades de leitura na Educação Infantil, como forma de estimular a capacidade criativa das crianças e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que é pela leitura que os indivíduos têm acesso ao mundo das ideias e das discussões, sendo as obras ceciliana e lobatiana capazes de abrir o mundo imaginativo e criativo dos educandos para a aquisição da leitura e da escrita.

 

Palavras-chave: Educação, Leitura, literatura infantil


Texto Completo: PDF

 

Periódico indexado em:

Latindex   Directory of Open Access Journals   Sumários   Home    width=    ulrich's   rcaap_logo    rcaap_logo    rcaap_logo    rcaap_logo

 

 

ISSN: 2176-4182                      revistafolio@gmail.com                      Qualis B1


  ppgcel                                      UESB                                              Edições Uesb                                         IBICT