fólio - Revista de Letras, Vol. 9, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

(RE)PENSANDO A LEITURA DE TEXTOS VERBOS-VISUAIS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE PRINCÍPIOS DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA

Mirian Alves Pereira, Fernanda Castro Modl

Resumo


Neste artigo, discutimos acerca da produtividade de pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso Francesa em práticas de leitura/interpretação de textos verbo-visuais nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Interessa-nos, assim, analisar como dois professores de Português da referida etapa de escolarização (res)significam, em seus posicionamentos discursivos, possibilidades de didatização da leitura de textos verbo-visuais a partir das discussões teórico-metodológicas alicerçadas na Análise do Discurso Francesa a eles apresentadas em oficina pedagógica ministrada pela pesquisadora. Para isso, amparamo-nos em pressupostos teóricos da Análise do Discurso Francesa (PÊCHEUX, 1999; ORLANDI, 1998, 2003) para referenciar o tratamento do texto em sua discursividade e nos estudos acerca dos gêneros discursivos (SCHNEUWLLY, 2004; BAKHTIN, 1984) no contexto do ensino. As análises apontam para uma ressignificação das leituras dos sujeitos de pesquisa, e, consequentemente, para um redimensionamento do tratamento didático de textos verbo-visuais a partir de um momento formativo.


Texto Completo: PDF

 

 

 

Periódico indexado em:

Latindex   Directory of Open Access Journals   Sumários   Home    width=    ulrich's   rcaap_logo    rcaap_logo   Elektronische Zeitschriftenbibliothek   rcaap_logo   rcaap_logo    rcaap_logo   rcaap_logo   rcaap_logo    rcaap_logo    rcaap_logo         rcaap_logo     Directory of Research Journals Indexin   Home   home   Base   Home   Home

 

 

ISSN: 2176-4182                      revistafolio@gmail.com                      Qualis B1


  ppgcel                                      UESB                                              Edições Uesb                                         IBICT