fólio - Revista de Letras, Vol. 9, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

POSIÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E PROFESSORES FORMADORES (ENTRE)VISTAS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS: PROVOCAÇÕES SOBRE AUTORIA E LETRAMENTO ACADÊMICO

Emerson Tadeu Cotrim Assunção, Fernanda de Castro Modl

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir sobre questões vinculadas ao letramento acadêmico (BARTON; HAMILTON, 2000; LEA; STREET 1998), a partir da tematização de aspectos relativos à construção da autoria (MATENCIO, 2002, 2006) em gêneros acadêmicos. A discussão é orientada pela análise de posições de professores em formação (licenciandos em Letras) em dialogia com dois de seus professores formadores materializadas em respostas a duas atividades didáticas que integram a agenda de trabalho de uma disciplina. Assumindo uma perspectiva discursiva (MONDADA; DUBOIS, 2003; POSSENTI, 2004) e metodologicamente amparados em princípios da pesquisa qualitativa (FLICK, 2002; MINAYO, 2012), dedicamo-nos a demonstrar a importância de que a atividade docente universitária leve em consideração representações sociais dos interlocutores que estão a orientar e, assim, a explicar o agir na universidade. Aqui, essas representações vinculam-se sobretudo ao trabalho em grupo, à produção de texto e à construção da autoria.

Texto Completo: PDF

 

 

 

Periódico indexado em:

Latindex   Directory of Open Access Journals   Sumários   Home    width=    ulrich's   rcaap_logo    rcaap_logo   Elektronische Zeitschriftenbibliothek   rcaap_logo   rcaap_logo    rcaap_logo   rcaap_logo   rcaap_logo    rcaap_logo    rcaap_logo         rcaap_logo     Directory of Research Journals Indexin   Home   home   Base   Home   Home

 

 

ISSN: 2176-4182                      revistafolio@gmail.com                      Qualis B1


  ppgcel                                      UESB                                              Edições Uesb                                         IBICT