fólio - Revista de Letras, Vol. 9, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

SOBREPOSIÇÕES DE VOZES NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊ

Ester Maria de Figueiredo Souza, Lúcia Gracia Ferreira, Marcone Araujo Higino

Resumo


Este artigo analisa uma proposta de prática de produção textual com o gênero artigo de opinião para o primeiro ano ensino médio do livro didático Português: Linguagens do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, edição 2013. Nossa análise mobiliza a noção de polifonia destacando os direcionamentos enunciativos dos autores do livro para extrair as possíveis sobreposições dos discursos que constituem o percurso de interação verbal na atividade de ensino de português, para afirmar a presença de juízos distintos entre o proposto e o realizado para a realização do produto final: produção textual. Concluímos, destacando a presença de três vozes que se sobrepõem: a do currículo escolar, a do professor e a do estudante, como modalizações especificas que caracterizam posicionamentos discursivos na aula de português.


Texto Completo: PDF

 

 

 

Periódico indexado em:

Latindex   Directory of Open Access Journals   Sumários   Home    width=    ulrich's   rcaap_logo    rcaap_logo   Elektronische Zeitschriftenbibliothek   rcaap_logo   rcaap_logo    rcaap_logo   rcaap_logo   rcaap_logo    rcaap_logo    rcaap_logo         rcaap_logo     Directory of Research Journals Indexin   Home   home   Base   Home   Home

 

 

ISSN: 2176-4182                      revistafolio@gmail.com                      Qualis B1


  ppgcel                                      UESB                                              Edições Uesb                                         IBICT