fólio - Revista de Letras, Vol. 9, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

Isaias Francisco de Carvalho, João Valci dos Santos Novaes, Rosilma Silva Rodrigues

Resumo


O trabalho discute questões referentes à leitura em sala de aula, enfatizando-a como processo fundamental para o desenvolvimento da expressão, comunicação e interação social dos educandos. Compreendendo a prática de leitura na escola como uma atividade que demanda planejamento e elaboração de objetivos, tecemos argumentos em favor do uso das estratégias para favorecer a compreensão leitora e interpretativa, em situações contextualizadas. Para tanto, sugerimos uma proposta de ensino elaborada a partir do modelo de sequência didática delineada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Utilizamos a crônica “O lixo”, de Luís Fernando Veríssimo, como objeto literário. Para fundamentar esta proposta, nos respaldamos, entre outros, nos estudos de Oliveira (2010), Solé (1998), Cosson (2014) e Colomer e Camps (2002), os quais apresentam pertinentes contribuições sobre práticas de leitura e compreensão leitora no espaço escolar, assim como reflexões acerca da formação do leitor de textos literários.

Texto Completo: PDF

 

 

 

Periódico indexado em:

Latindex   Directory of Open Access Journals   Sumários   Home    width=    ulrich's   rcaap_logo    rcaap_logo   Elektronische Zeitschriftenbibliothek   rcaap_logo   rcaap_logo    rcaap_logo   rcaap_logo   rcaap_logo    rcaap_logo    rcaap_logo         rcaap_logo     Directory of Research Journals Indexin   Home   home   Base   Home   Home

 

 

ISSN: 2176-4182                      revistafolio@gmail.com                      Qualis B1


  ppgcel                                      UESB                                              Edições Uesb                                         IBICT