Politeia: História e Sociedade, Vol. 16, No 1 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Uma tradiçao esquecida: os desfiles patrocinados pela Coca-Cola e pelo Jornal Última Hora

Guilherme José Motta Faria

Resumo


Trabalhando com a questão das transformações estéticas e ideológicas nos enredos das agremiações carnavalescas do Rio de Janeiro na década de 1960, me deparei com um assunto bastante instigante a menção de um evento pré-carnavalesco, apresentado como o “Grande Desfile de Escolas de Samba”, promovido pelo Jornal Última Hora e Coca-Cola. Aguçou a minha curiosidade o grande aparato de divulgação empenhado pelo jornal na promoção do referido desfile e, sobretudo, o porquê do desaparecimento do evento após a sua sexta edição em 1962. Questões econômicas e políticas próprias do momento, quando o poder público se apoderou dos desfiles oficiais das agremiações, me abriram uma possibilidade de investigação dos carnavais patrocinados em meados do século XX.


 


Texto Completo: PDF

ISSN: 1519-9339 (versão impressa)

ISSN: 2236-8094 (versão on line)