Práxis Educacional, Vol. 6, No 9 (2010)

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O ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR NO BRASIL E AS COMPETÊNCIAS DOCENTES: UM OLHAR REFLEXIVO SOVRE ESTA PRÁTICA

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Ligia de Oliveira Viana

Resumo


Este artigo compõe um dos capítulos da tese de doutorado defendida

em 2009, intitulada “A reflexividade na prática docente da graduação em Enfermagem: nexos com a formação permanente do enfermeiro-professor”, na Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem como uma das metas refletir sobre a qualidade do Ensino de Graduação, no que se refere às áreas de competência do enfermeiro professor. Essa meta pressupõe revisar objetivos da docência, implicando em ativar estratégias pedagógicas que estimulem a criatividade, a reflexividade e a crítica e, com isso, a motivação e o compromisso individual e coletivo dos docentes e discentes com a profissão da Enfermagem, numa perspectiva do ensino como prática reflexiva, utilizando a investigação para subsidiar a tomada de decisão e a resolução de problemas.

Palavras-chave

: Educação em enfermagem. Ensino superior. Prática docente.


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