Práxis Educacional, Vol. 13, No 24 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju

Helma de Melo Cardoso, Alfrancio Ferreira Dias

Resumo


Neste texto discutimos os discursos que atravessam as representações dos estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, a respeito do corpo, gênero e sexualidades, durante o processo formativo. Nossa análise é influenciada pelos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem pós-crítica, realizando como estratégia metodológica para produção de dados um grupo focal com a participação de cinco estudantes (quatro do gênero feminino e um do masculino). As representações das/os estudantes são atravessados pela heteronormatividade e reforçam a visão dicotômica de corpo, gênero e sexualidades, com pouca expressão de subversões, bem como a ausência dessas temáticas nos currículos dos cursos, prejudicando a disseminação de práticas formativas que desconstruam estereótipos.

 Palavras-chave: Gênero. Diversidade Sexual. Formação Docente.


Texto Completo: PDF