Práxis Educacional, Vol. 13, No 24 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Múltiplas linguagens como metodologia para pensar o tempo e o espaço: o ponto de vista das crianças

Camila Silva Pinho, Rosângela Veiga Júlio Ferreira, Andreia Cristina Teixeira Tocantins

Resumo


Este texto, que é parte de uma pesquisa de iniciação científica, discute o papel que as múltiplas linguagens ocupam no ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é o de problematizar, por meio de narrativas de crianças, sentidos atribuídos a esses campos do saber a partir do trabalho com a literatura, o desenho e as linguagens cartográfica, lúdica e matemática. Pela interpretação dessas narrativas guardadas individualmente em portfólio, pode-se verificar que as experiências lúdicas com as múltiplas linguagens foram as que desencadearam aprendizagens, constituindo-se como uma metodologia a ser considerada nas práticas pedagógicas.

 Palavras-chave: Espaço. Múltiplas linguagens. Narrativas de crianças. Tempo.


Texto Completo: PDF