Práxis Educacional, Vol. 13, No 25 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Antropologia, etnografia e educação: questões de/para a pesquisa a partir da etnologia indígena

José Valdir Jesus de Santana, Clarice Cohn

Resumo


Neste artigo interessa-nos pensar a relação entre antropologia, etnografia e educação a partir de um duplo exercício: primeiramente, refletir acerca da possibilidade de construção de um diálogo entre antropologia, etnografia e educação, como tem sido discutido por Gusmão (1997, 2003, 2010, 2015), Dauster (1996, 2007, 2014), Rocha e Tosta (2009), Tosta e Rocha (2014), Oliveira (2012, 2013a, 2013b, 2013c), dentre outros; por outro lado, procuraremos demonstrar como esse diálogo tem sido construído a partir das experiências escolares entre povos indígenas em nosso país, e do como a etnografia tem se tornado central para a compreensão dessas experiências.

Palavras-chave: Antropologia. Educação. Etnografia.


Texto Completo: PDF

Revista indexada nas seguintes bases de dados:

 

Latindex - Sistema  regional  de  información  en  línea  para  revistas  científicas de  América  Latina,  el  Caribe, España y Portugal 

Sumários de Revistas Brasileiras 

DOAJ - Directory of Open Access Journals 

Periódicos Capes 

Diadorim - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Cinetíficas Brasileiras 

ibict.br/handle/1/989 

REDIB - Red    Iberoamericana    de    Innovación    y    Conocimiento    Cinetífico 

SEER - Sistema Eletrônico de oração de Revistas
wwwwwLatindex
Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe,
España y Portugal