Práxis Educacional, Vol. 13, No 25 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional

Alvanize Valente Fernandes Ferenc

Resumo


Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla em que se buscou compreender como o professor universitário aprende a ensinar, bem como os saberes e estratégias construídos ao longo de seu processo de socialização profissional. Procurou-se, nesse artigo, fazer um recorte teórico da pesquisa, orientando a discussão para as temáticas: socialização profissional de professores; referência interpretativa do estudo e para a narrativa, meio de acesso à forma como eles representam, experimentam e constroem o seu mundo, suas experiências, suas intenções, crenças, teorias etc. Foram exploradas as narrativas a respeito das alternativas e embates no processo de socialização na instituição de exercício profissional, de oito professores de uma universidade pública mineira, que se encontravam em diferentes fases na carreira.

Palavras-chave: Narrativas. Professores universitários. Socialização profissional.


Texto Completo: PDF