Práxis Educacional, Vol. 13, No 25 (2017)

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A cultura digital, as TIC e a reconfiguração da relação professor-aluno em Rio Verde - GO

Dulcinéia de Oliveira Gomes, Antônio Álvaro Soares Zuin

Resumo


Na sociedade da cultura digital, novos desafios se avizinham, pois os papéis de professores e alunos de todos os níveis de ensino estão sendo cada vez mais reformulados em virtude da mediação constante das chamadas tecnologias de informação e comunicação (TIC) dentro e fora das salas de aula. Diante deste quadro, os autores deste artigo têm como objetivo analisar o modo como as estruturas identitárias dos professores da rede pública municipal de Rio Verde-Go são reconfiguradas por meio da utilização da TIC nas relações estabelecidas com seus alunos durante as atividades de ensino a aprendizagem produzidas nos laboratórios de informática das escolas rio-verdenses. Conclui-se que, em tempos da chamada distração concentrada, torna-se fundamental o papel do professor como mediador de relações conceituais com o objetivo de que o uso das TIC não se limite ao seu aspecto instrumental, mas sim contribua efetivamente para o desenvolvimento do processo formativo.

Palavras-chave: Cultura Digital. TIC. Autoridade do Professor


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