Práxis Educacional, Vol. 13, No 25 (2017)

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Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamento

Anselmo Alencar Colares, Maria Antonia Vidal Ferreira, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

Resumo


O artigo apresenta resultados preliminares de um projeto mais abrangente que estuda o Ensino superior na Amazônia Paraense: Políticas Públicas e Impactos Sociais. Contempla registros históricos do processo de interiorização da Universidade Federal do Pará, culminando com a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará e o fortalecimento de aprendizados de parcerias interinstitucionais. Dois aspectos emergiram de maneira acentuada nas análises, os quais foram compreendidos como legados da instituição formadora para a primeira universidade federal instalada no interior da Amazônia. O primeiro diz respeito a política de descentralização da gestão no seu processo de interiorização e, o segundo, pela parceria entre a Ufopa e a Unicamp, gerando as bases para o surgimento de uma escola de pensamento assentada no materialismo histórico dialético e na pedagogia histórico critica.

Palavras-chave: Universidade. Amazônia paraense. Políticas públicas.


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