Práxis Educacional, Vol. 13, No 25 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Conocimientos didáctico-matemáticos de profesores en la perspectiva de la educación matemática

Edson Crisostomo, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Resumo


Este artigo contempla uma pesquisa com o objetivo de analisar as componentes mediacional e interacional do processo de ensino-aprendizagem da Integral a partir do modelo de conhecimentos didático-matemáticos (CDM) de professores de matemática. Esse modelo foi desenvolvido baseado nas ferramentas de análise do Enfoque Onto-Semiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática. Consiste em uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso realizado com dez formadores de professores de matemática, experts no processo de ensino universitário do Cálculo Integral. Nas conclusões ressaltamos a potencialidade do modelo CDM na análise e sistematização da dimensão didática da Integral que emerge dos relatos dos formadores.

Palavras-clave: Conhecimentos didático-matemáticos de professores. Enfoque onto-semiótico da cognição e a instrução matemática. Processos de ensino-aprendizagem da Integral.


Texto Completo: PDF

Revista indexada nas seguintes bases de dados:

 

Latindex - Sistema  regional  de  información  en  línea  para  revistas  científicas de  América  Latina,  el  Caribe, España y Portugal 

Sumários de Revistas Brasileiras 

DOAJ - Directory of Open Access Journals 

Periódicos Capes 

Diadorim - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Cinetíficas Brasileiras 

ibict.br/handle/1/989 

REDIB - Red    Iberoamericana    de    Innovación    y    Conocimiento    Cinetífico 

SEER - Sistema Eletrônico de oração de Revistas
wwwwwLatindex
Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe,
España y Portugal