Práxis Educacional, Vol. 13, No 26 (2017)

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Desigualdades sociais e democratização de oportunidades educacionais nas camadas populares

Geisa Magela Veloso, Claudia Aparecida Ferreira Machado

Resumo


O artigo tem por objetivo analisar faces dos processos formativos de professoras oriundas de meios populares, sinalizando para estratégias de democratização de acesso ao ensino superior. Desenvolveu-se estudo de natureza quantitativa, no ano de 2014, tendo como sujeitos professoras alfabetizadoras participantes do programa denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido pelo governo federal, em parceria com universidades públicas brasileiras. Analisou-se a realidade por uma perspectiva sociológica e constatou-se que, como contraponto às desigualdades de acesso à escola, as professoras participantes do estudo venceram obstáculos e produziram alternativas de inclusão social e profissional, construíram trajetórias escolares de sucesso, rompendo com determinismos sociais, integrando-se à escola e nela permanecendo para concluir o ensino superior.

Palavras-chave: Desigualdades sociais. Democratização da educação brasileira. Sociologia da educação. Pesquisa quantitativa.


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