Práxis Educacional, Vol. 13, No 26 (2017)

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Memórias narradas por jovens do ensino médio na significação do patrimônio cultural

José Valter Castro, Marizete Lucini

Resumo


Neste artigo discutimos a significação do patrimônio cultural presente nas narrativas produzidas por jovens do Ensino Médio do Colégio Estadual Castro Alves, do município de Adustina na Bahia.  Resulta de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que ancorou-se nos pressupostos da fenomenologia-hermenêutica e é definida como estudo de caso. Procedemos pela análise das narrativas de quatro álbuns produzidos dentro do Projeto de Educação Patrimonial e Artística. Os resultados evidenciam que os significados atribuídos ao patrimônio cultural estão relacionados à memória produzida coletivamente no percurso do tempo, persistindo no que é memorável, produzindo assim, elos de identificação dos jovens com a coletividade de pertencimento.

Palavras-chave: Memórias. Narrativas. Patrimônio cultural.


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