Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O Foco da RBBA é a publicação de artigos inéditos, resultantes de pesquisas, discussões analíticas, resenhas e entrevistas sobre o diálogo entre as ciências exatas, da natureza e humano-sociais e a publicação de reedições devidamente autorizadas de artigos importantes para as áreas de conhecimento sob o escopo da revista.

A revista eletrônica RBBA: Diálogo entre as Ciências - Diálogo entre las Ciencias, objetiva: (i) fomentar o intercâmbio entre Programas de Pós-Graduação Brasileiros e Argentinos; (ii) possibilitar o diálogo entre as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar; e, (iii) favorecer à discussão sobre a tarefa intelectual de superar o conhecimento isolado e incentivar redes intelectuais de pessoas e instituições dispostas a desenvolver ou consolidar o conhecimento interdisciplinar entre as ciências humanas, exatas e da natureza, a partir de perspectivas abertas, livres e coordenadas em favor do conhecimento contemporâneo que transcenda os limites disciplinares, formais e especializados, bem como seus espaços nacionais e internacionais, possibilitando o encontro, a coordenação, a autonomia do pensamento científico capaz de produzir questionamento sobre a sociedade, as suas formas dominantes de produção da ciência e de seus usos.

 

A RBBA DIÁLOGOS ENTRE AS CIÊNCIAS destina-se, portanto, à publicação de trabalhos inéditos que contemplam conhecimento interdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento, a partir de perspectivas abertas, livres e coordenadas em favor do conhecimento contemporâneo que transcenda os limites disciplinares, formais e especializados, bem como seus espaços nacionais e internacionais. Excepcionalmente, poderão ser publicados artigos de autores brasileiros, argentinos, espanhóis ou de outras nacionalidades, editados anteriormente em livros e periódicos de circulação restrita, desde que autorizados pelos seus veículos de publicação originários.

Os textos, de autores brasileiros, argentinos e de outras nacionalidades, deverão ser escritos em língua portuguesa ou espanhola.


 

Políticas de Seção

Apresentação

Não Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Ensaios

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Resenhas

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Normas

Não Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

  • Os trabalhos recebidos serão analisados por dois pareceristas, conforme a política de pares cega prevista no SEER. Caso haja incompatibilidades entre os pareceres, eles serão encaminhados a um terceiro parecerista ad hoc.
  • Os trabalhos aceitos serão publicados no número da revista para o qual foram enviados ou poderão constar de um banco de textos para publicação em números posteriores.
  • A publicação será EXCLUSIVAMENTE ONLINE - Não haverá versão impressa da revista, o que a caracteriza como um produto de baixo custo para a instituição.

 

Periodicidade

A RBB: Diálogo entre às ciências é uma publicação eletrônica de caráter binacional, com periodicidade semestral, organizada pelos grupos de pesquisa que atuam nos programas de Pós-Graduação Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-BR) e Didática das Ciências Experimentais da Universidade Nacional do Litoral (UNL) da Argentina, articulados com o Museu Pedagógico da UESB.

 

A revista é um espaço para o diálogo  entre as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar; e a  discussão sobre a tarefa intelectual de superar o conhecimento isolado e incentivar redes intelectuais que compreenda  pessoas  e instituições dispostas a desenvolver ou consolidar o conhecimento interdisciplinar entre as ciências humanas, exatas e da natureza, a partir de perspectivas abertas, livres e coordenadas em favor do conhecimento contemporâneo  que  transcenda os limites disciplinares, formais e especializados, bem como seus  espaços nacionais e internacionais, possibilitando o encontro, a coordenação, a autonomia do pensamento científico capaz de produzir o questionamento  sobre a sociedade, as suas formas dominantes de produção da ciência e de seus usos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sobre a criação do SITE da revista

Este periódico utiliza o Sistema Eletrônico de Editorações de Revistas (SEER), portal: periódicos.uesb.br; Responsável pelo portal SEER periódicos.uesb.br: Editora UESB.

Configurações e Layout da Revista eletrônica por Cristiane Namiuti-Temponi (UESB)


 

Indexadores

LATINDEX



Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as Ciências - Diálogo entre las Ciencias

rbba@uesb.edu.br

periodicos.uesb.br/index.php/rbba

Uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/Brasil e do Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Didáctica de las Ciencias Experimentales de la Universidade Nacional del Litoral - UNL/Argentina.