Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre as Ciências?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

A submissão dos trabalhos na RBBA deverá indicar a seção apropriada para a submissão (leia Seções e Políticas em Sobre a revista). 

Os artigos, resenhas e ensaios que pleiteiam publicação nesta revista deverão estar em concordância com as condições de submissão e serem encaminhados em formato Word 2003/2007 em duas versões, sendo uma delas anônima. 

A versão não identificada do trabalho deve ser encaminhada no passo 3 da submissão "TRANSFERÊNCIA DE MANUSCRITO", pois este arquivo será o enviado para a avaliação por pares.

Também será obrigatório encaminhar o documento identificado com o nome do(s) autor(es) no passo 4 "TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES.

A versão identificada do trabalho,  deve ser nomeada como: 'artigo-identificado', para os artigos, 'resenha-identificada', para as resenhas, e, ensaio-identificado' para os ensaios.

Fontes especiais e/ou diferentes, figuras, tabelas e gráficos que constarem no documento original (artigo, resenha ou ensaio), também deverão ser encaminhados como documento suplementar com extensão apropriada. (Exemplos: fonetic.ttf; figura1.jpeg; figura2.png; gráfico.xls).

 

NORMAS EDITORIAIS PARA PUBLICAÇÃO

Modalidade: artigos, resenhas, entrevistas, depoimentos.

 

Os idiomas aceitos são Espanhol e Português.


 

Número de páginas:

  • De artigo: entre 10 e 25 páginas (incluindo referências, notas e figuras).
  • De resenha: entre 3 e 5 páginas (incluindo referências, notas e figuras).
  • De entrevistas e depoimentos: máximo 5 páginas (incluindo referências, notas e figuras).

Obs: De modo geral, a organização do texto deve obedecer às normas da ABNT.

 

Configuração/Formato do texto para a publicação:

No início da obra deve ser incluída a seguinte ordem: título, autor, filiação, endereço eletrônico, resumo de até 15 linhas e  palavras-chave. Se o trabalho está escrito na versão Espanhol, em seguida deverá apresentar versão em Português do título, resumo e palavras-chave e vice-versa.

 

Configuração de página:

  • Folha: A4;
  • Margens superior e esquerda 3cm, inferior e direita 2cm
  • Fonte "Times New Roman";
  • Tamanho da Fonte do texto, título, autoria, instituição de origem, grupo de pesquisa, agência financiadora, endereço eletrônico: 12;
  • Título em caixa alta, negrito e centralizado;
  • Autoria, instituição de origem, grupo de pesquisa (quando houver), agência financiadora (quando houver), endereço eletrônico, em caixa baixa, à direita do título;
  • Resumo de 100 a 250 palavras para artigos de periódicos, espaçamento simples conforme NBR 6028
  • Texto com alinhamento justificado;
  • Espaço simples;
  • Recuo da primeira linha 1,25 cm;
  • Notas no fim do texto;
  • Tamanho da nota de rodapé e da fonte utilizada em título e fonte bibliográfica de ilustrações: 10;
  • A correção lingüística e o conteúdo do(s) texto(s) são de inteira responsabilidade do(s) autor(es);
  • As páginas não devem ser numeradas;
  • As notas de citações devem ser apresentadas conforme NBR 10520:
As citações no texto, com menos de 3 (três) linhas, devem ser colocadas entre aspas, acompanhadas de uma chamada para autor, ano e número de página. Exemplo:

Numa cultura organizacional que favoreça a aprendizagem, as pessoas sabem que necessitam permanentemente de buscarem mais conhecimentos e que nunca o saber será completo, pois "é da natureza do conhecimento que ele mude rápido e que as certezas de hoje se tornem os absurdos de amanhã" (DRUCKER,1999, p. 121).

As citações que ultrapassam três linhas devem ser colocadas em fonte tamanho 11, com um recuo a esquerda de 4 (quatro) centímetros e espaçamento simples. Abaixo da citação e com alinhamento à direita devem estar entre parênteses às informações. (autor, ano, página)

 

Figuras, tabelas, quadros e gráficos:

É importante ressaltar alguns critérios para apresentação de tabelas, gráficos e figuras:

a) podem ser utilizados no desenvolvimento do texto ou em anexo, sempre fazendo referência ao seu conteúdo e à sua localização;

b) devem ser alinhados preferencialmente de forma centralizada;

c) devem ser utilizados de forma que sua leitura seja feita no sentido horário.

Obs: Qualquer que seja o tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico (Item 5.9 da ABNT 14724)

 

Referências

No final do artigo deverá ser incluída a lista de referências, em ordem alfabética, seguindo o formato a seguir (conforme a ABNT NBR 6023):

 

  • Livro, folheto, trabalho acadêmico (teses, dissertações, entre outros), manual, guia, catálogo, enciclopédia e dicionário:

Os elementos essenciais são: autor(es), título, subtítulo, se houver, edição, local, editora e data da publicação. Exemplos:

 

Livros

GOMES L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1988. 137p.

 

Capítulos de livros

SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In:________. História do Amapá, 1 grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. Cap. 3, p.15-24.

 

Parte de coletânea

ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

 

Tese

BARCELOS, M.F.P. Ensaio tecnológico, bioquímico e sensorial de soja e guandu enlatados no estádio verde e maturação de colheita. 1998.180 f. Tese (Doutorado em Nutrição) - Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

 

Folheto

IBCT. Manual de normas de editoração do IBCT. 2. ed. Brasília, DF, 1993. 41 p.

 

Dicionário

HOUAISS, A. (Ed). Novo dicionário Folha Webster's: inglês/português, português/inglês. Co-edtor Ismael Cardim. São Paulo: Folha da Manhã, 1996.

 

Catálogo

MUSEU DA IMIGRAÇÃO (São Paulo, SP) Museu da imigração - S. Paulo: catálogo. São Paulo, 1997. 16 p.

 

Guia

Brasil: roteiros turísticos. São Paulo: Folha da Manhã, 1995. 319 p. il. (Roteiros turísticos Fiat). Inclui Mapa rodoviário.

 

Manual

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental - EIA, Relatório de impacto ambiental - RIMA: manual de orientação. São Paulo, 1989. 48 p. (Série Manuais).

 

  • Artigo e/ou matéria de periódico.

Os elementos essenciais são: autor (es) (se houver), título do artigo ou matéria, subtítulo (se houver), título da publicação, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo ou matéria, as informações de período e data de publicação.

Exemplos:

 

Artigo de Revista Institucional

COSTA, V. R. À margem da lei: o Programa Comunidade Solidária. Em Pauta-Revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131-148, 1998.

 

Artigo de Revista

GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.

 

Artigo, matéria, reportagem publicada em periódicos, jornais e outros, em meio eletrônico

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. NET, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 1998.

SILVA, I. G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 1998.

 

  • Trabalho Apresentado em Evento Científico:

Os elementos essenciais são: autor(es), título ou trabalho apresentado, subtítulo (se houver), seguido da expressão "In:", título do evento, numeração do evento (se houver), ano e local de realização, título do documento (anais, atas, tópico, temático etc.), local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada.

Exemplo:

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

MARTIN NETO, L.; BAYER, C.; MELNICZUK,J. Alterações qualitativas da matéria orgânica e os fatores determinantes da sua estabilidade num solo podzólico vermelho-escuro em diferentes sistemas de manejo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26., 1997, Rio de Janeiro. Resumos... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1997. p. 443.

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista RBBA.

As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor.

Caso haja qualquer dúvida sobre o formato dos trabalhos, entre em contato nos seguintes endereços de correio eletrônico:

revistarbba@uesb.edu.br

museupedagogico@gmail.com

professorataniagusmao@gmail.com (editor)

 

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as Ciências - Diálogo entre las Ciencias

rbba@uesb.edu.br

periodicos.uesb.br/index.php/rbba

Uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/Brasil e do Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Didáctica de las Ciencias Experimentales de la Universidade Nacional del Litoral - UNL/Argentina.