Vol. 6, No 1 (2017)

COMISSÃO EDITORIAL

Humberto Plácido Gusmão de Moura (FAINOR); José Rubens Mascarenhas de Almeida (UESB)

Sumário

FichaCatalográfica/Sumário

Iniciais-FichaCatalográfica/Sumário PDF
RBBA Diálogo entre às Ciências 1-4

Apresentação

APRESENTAÇÃO PDF
Os organizadores . 5-9

Artigos

O papel da técnica na produção do capitalismo: uma análise do desenvolvimento histórico da I Revolução Industrial PDF
Victor Andrade Silva Leal, Fátima Crislaine Batista Rocha, Jânio Roberto Diniz dos Santos 11-33
Da expansão tecnológica do capital no campo à permanência e resistência camponesa pela via da educação PDF
Suzane Tosta Souza, Guilherme Matos de Oliveira, Joelma Miranda Coutinho de SOUZA 35-54
Escola técnica, conhecimento integrado e politecnia PDF
Ione dos Santos Rocha, José Rubens Mascarenhas de Almeida 55-72
O produtivismo acadêmico como expressão da precarização do trabalho docente PDF
Fábio Mansano de Mello, Ana Elizabeth Santos Alves 73-86
A história local e o seu lugar na pesquisa em história da educação PDF
Elenice Silva Ferreira 87-100
Hacia la institucionalización del compromiso social universitario: un estudio en universidades públicas de la provincia de Santa Fe PDF
Victoria Kandel, Claudia Drogo, Adriana E. Ortolani 101-117
Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico PDF
José Eduardo Rocha Silva, Maria Deusa Ferreira da Silva 119-135
Formação de professores e histórias em quadrinhos na Educação Matemática: possibilidades e desafios PDF
Adriana Santos Sousa, Claudinei de Camargo Sant’Ana 137-152
La investigación educativa en ciencias experimentales: un complejo campo de acción interdisciplinaria PDF
Silvia Porro 153-167
O moodle e suas potencialidades no ensino e aprendizagem de projetos científicos nas engenharias na FAINOR PDF
Kézia Barreto Santos, Kelly Cristine Barreto Alves Santos, Débora Valim Sinay Neves 169-189
Escenarios tecnológicos para la enseñanza y los aprendizajes de anatomía e histologia PDF
Ana Patricia Fabro, Graciela Curi, Alicia Costamagna 181-200
Definições de temperatura em fontes didáticas PDF
Jornandes Jesús Correia 201-220
Práticas epistêmicas no ensino médio de química no tema estrutura da matéria PDF
José Vieira Vieira do Nascimento Júnior 221-233
De uma sequência didática a construção de um jogo educacional digital: fazendinha matemática PDF
Gabriel Almeida Dias, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Marlos Marques 235-246
Média aritmética em livros didáticos: uma análise a partir do enfoque ontosemiótico PDF
Marcos Antonio Santos de Pinho, Teresa Fernandez Fernandez Blanco 247-265

Normas

Normas para publicação PDF
RBBA Diálogo entre às Ciências 267-272


Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as Ciências - Diálogo entre las Ciencias

rbba@uesb.edu.br

periodicos.uesb.br/index.php/rbba

Uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/Brasil e do Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Didáctica de las Ciencias Experimentales de la Universidade Nacional del Litoral - UNL/Argentina.