Revista Extensão e Cidadania, v.2, n.3, jan./ jun. 2014

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE JEQUIÉ/BA: AS PRIMEIRAS REFLEXÕES

Januária Araújo Bertani, Cleusiane Vieira Silva, Marcelo Araujo Lino, Francisleide Santana

Resumo


Neste artigo pretendemos analisar as primeiras ações do Projeto de Extensão“A Geometria e a Etnomatemática em uma Escola Quilombola de Jequié –BA”, voltadas ao ensino da geometria e às práticas docentes dos professoresde Matemática do Colégio Estadual Doutor Milton Santos. Escolhemoscomo abordagem teórica metodológica o Programa de Etnomatemática. Paraa realização deste projeto ocorreram reuniões quinzenais, com o intuito deapresentar a proposta e iniciar as discussões e análises sobre o ensino degeometria, considerando o contexto social e cultural deste ambiente escolar.Como resultados parciais, destacamos que durante os encontros os professorescomeçaram a perceber as correlações existentes entre a geometria e outrasáreas de conhecimento, além de relacioná-la com a cultura afro-brasileira.
Palavras-chave: Geometria. Etnomatemática. Cultura afro-brasileira.

Texto Completo: PDF

INDEXADORES: