Revista Extensão e Cidadania, v.2, n.4, jul./dez. 2014

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DESAFIOS DOS ALUNOS DECLASSES MENOS FAVORECIDAS PARA INGRESSAR E PERMANECER NA UNIVERSIDADE

Luzia Soares

Resumo


Vive-se um momento em que cresce mundialmente o conceito de responsabilidade social como ferramenta de gestão empresarial. Vários setores da economia abandonam a visão paternalista de ação social e integram em seus planejamentos estratégicos ações socialmente responsáveis, que unem empresa e comunidade na busca de soluções para seus problemas, sejam eles locais ou globais. Dentro desse panorama, percebe-se a necessidade dos jovens cursarem o ensino superior. O presente artigo busca demonstrar os desafios dos alunos de baixa renda e de escola pública para ingressar e permanecer na universidade,  partindo  da  constatação  das  dificuldades  e  perspectivas desses estudantes de classe menos favorecidas que almejam um futuro promissor. Apresenta também, o desinquietar da vida universitária e as necessidades desses alunos em desenvolver no âmbito social a importância do conhecimento e da aprendizagem para facilitar sua tomada de decisão rumo a um curso superior. Levando em consideração o dinamismo das entidades com os discentes e as decisões políticas administrativas que tem a possibilidade de arcar com o Auxílio destinado apoiar a permanência dos estudantes de baixa renda na Universidade. Palavras-chave: Auxilio a Permanência. Desafios. Estudante de baixa renda. Universidade.

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