Revista Extensão e Cidadania, v. 3, n. 6, jul./dez. 2015

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Acompanhamento dos processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na creche bem-querer: uma proposta de intervenção

Carmem Virgínia Moraes da Silva

Resumo


Este estudo apresenta uma proposta de intervenção na Creche Bem-Querer relacionada à área de Psicologia do Departamento de Filosofia Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).Essa proposta é um projeto de extensão que tem como objetivo acompanhar os processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças que frequentam a Creche – localizada no campus da UESB em Vitória da Conquista – através de atividades junto aos educadores, às crianças e às suas famílias. O projeto teve duração inicial de um ano, de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012: inicialmente,foi realizada uma aproximação com a Creche por meio de uma observação participante da rotina das crianças e de uma participação nas reuniões pedagógicas com os educadores. Em seguida, foi traçado o perfil social dascrianças ao promover-se o estreitamento da relação entre as famílias e a Creche. Com esse diagnóstico, foram construídas estratégias de intervenção, como o grupo de discussão e orientação das famílias e/ou educadores, com o intuito de valorizar o processo e a relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. O resultado alcançado promoveu a instrumentalização dos educadorese famílias no que diz respeito aos conhecimentos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças que frequentam a Creche.

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