REVISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, Vol. 1, No 1

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PERSPECTIVAS PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA: ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID (UESB – JEQUIÉ)

JANUARIA ARAUJO BERTANI, DAIANE DE JESUS SANTOS

Resumo


O texto socializa algumas atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Matemática, Linha de Ação do Ensino Fundamental, tendo como objetivo destacar a importância e as interligações entre ensino e pesquisa para a formação docente. Os dados apresentados foram propiciados por observação dos encontros semanais e pela análise das produções textuais dos bolsistas (relatos, relatórios, planejamento de sequência didática e os resumos submetidos a eventos). Podemos destacar alguns resultados proporcionados por estas atividades, como por exemplo, a importância da pesquisa na atividade docente, o papel do planejamento para a orientação do fazer pedagógico e a difusão destas ideias em eventos. Desta forma, neste artigo apresentamos algumas atividades para alcançarmos uma formação docente que possibilite a reflexão sobre o ensino de Matemática, a pesquisa e a relevância do trabalho colaborativo.

Texto Completo: PDF

ISSN 2525-4332