Anais da Semana de Agronomia da UESB (SEAGRUS), Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DO ÓLEO ESSENCIAL OBTIDO DAS FOLHAS DE Croton sp. (EUPHORBIACEAE) SOBRE A ATRAÇÃO PARA A OVIPOSIÇÃO DO Aedes aegypti (DIPTERA: CULICIDAE)

Daniel Lobo Sousa, Roseliz Campelo Pachêco, Quirlian Queite Araújo Anjos, Thaimara Gomes Costa, Sandra Lúcia da Cunha e Silva, Simone Andrade Gualberto

Resumo


Estudos relacionados ao uso de plantas medicinais vêm despertando interesse por parte dos pesquisadores com intuito de desenvolver inseticidas de origem botânica como forma alternativa para o controle de insetos vetores, como o Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) conhecido mundialmente por transmitir a Dengue, Chikungunya e o Zika vírus. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a atividade do óleo essencial obtido das folhas de Croton sp., sobre a atração para a oviposição do A. aegypti. Inicialmente, a planta foi coletada e registrada no herbário e, posteriormente, foi feita a extração do óleo essencial para, em seguida, dar início ao bioensaio. A partir da análise dos dados verificou-se que fêmeas do A. aegypti demonstraram uma preferência pela água deionizada.

Texto Completo: PDF