Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Adriana Oliveira Xavier, Isabel Cristina de Jesus Brandão

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar como se constrói a identidade da criança negra no ensino fundamental dos anos iniciais. O público alvo são crianças entre 9 e 12 anos, matriculadas no 4º e 5º ano do ensino fundamental dos anos iniciais, a pesquisa acontecerá em uma escola pública da rede municipal de Vitória da Conquista. Desse modo compreendemos que para a construção de uma identidade no meio educacional é papel tanto da escola, quanto dos educadores que atuam com essas crianças no ambiente escolar. Neste contexto, tentamos compreender como são os processos de construções das identidades das crianças negras neste ambiente escolar. Atualmente temos a Lei Federal 10.639/03, que altera a Lei (LDB-Lei 9394/96) e torna obrigatório o estudo sobre a cultura e História Afro-Brasileira e Africana nas instituições públicas e privadas os curriculares nacionais para a implementação da Lei. Vale salientar que o presente artigo faz parte de uma pesquisa em andamento. O percurso metodológico da pesquisa se dará em torno da sociologia da infância, usando como método de pesquisa a análise de conteúdo de Bardin (2016).

Palavras chave: Criança. Identidade negra. Infância.

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