Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA NA FASE INICIAL DE ESCOLARIZAÇÃO

Janaina Alves de Oliveira Serejo, Ana Paula Lopes Santos, Claudionor Alves da Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão acerca da construção da linguagem escrita pela criança, a partir de experimentos realizados com criança em processo de alfabetização, tendo como modelo os testes realizados por Ferreiro e Teberosky (1999) e Luria (2010) sobre como a criança constrói e ou desenvolve a linguagem escrita. Partimos da abordagem histórico-cultural, que defende a ideia de que a construção da escrita demanda um esforço cognitivo por parte da criança. Isso sugere dizer que o professor alfabetizador deva ter domínio desse processo de construção para que possa mediar o aprendizado da escrita pela criança na fase inicial de escolarização. O experimento aqui consistiu em analisar o nível de construção da escrita de uma criança em processo de alfabetização. Para tal, lhe foi solicitada algumas atividades de produção escrita. Os testes foram realizados com uma criança de 6 anos e 5 meses, que teve seu início na educação infantil aos três anos de idade e atualmente estuda o 1º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino pública. Os estudos realizados demonstram que o aprendizado e desenvolvimento da escrita se faz necessário e que cada um tem seu tempo e seu contexto cultural e social que contribui para essa aprendizagem.

Palavras-chave: Alfabetização; Escrita; Leitura.


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